terça-feira, 22 de março de 2011

apresentação - VIII ENBA BURINHOSA 24 JULHO 2011


VIII ENBA 2011 - Encontro Nacional de Bicicletas Antigas - Burinhosa - Pataias - Alcobaça - Leiria - 24 - Julho - 2011

O clube "MEN IN BIKE" surge em 2000 na localidade de Burinhosa, freguesia de Pataias, concelho de Alcobaça, distrito de Leiria. Um grupo de amigos, que com o decorrer dos anos começa a organizar eventos ligados às duas rodas, sobretudo BTT…

Depois de um estudo, o clube deparou que um dos primeiros e mais importantes meios de transporte do ser humano estava a entrar em esquecimento, sobretudo em Portugal. Devido a esta falta de valorização, o clube decidiu organizar um encontro de bicicletas antigas, sendo pioneiro neste ramo em Portugal.

O primeiro encontro surge em 2004, onde se apostou na publicidade exclusivamente local e onde se consegue contar com um desfile de 27 bicicletas e outros tantos participantes. O segundo surge em 2005, onde com uma maior aposta na publicidade, o encontro merece um maior interesse por parte do público e os participantes aumentam, para um total de 64 bicicletas. Em 2006 o terceiro encontro conta com um total de 94 participantes. O quarto encontro, decorre em 2007 e ultrapassa os 100 participantes, tendo 214 rodas a rolar pelas estradas.

Em 2008 o quinto encontro confirma todo um trabalho elaborado, tendo 209 participantes, onde surgem pela primeira vez participantes de Espanha e de todos os pontos de Portugal. De uma forma geral surgiram autênticas peças de museu. Participantes com rigorosos trajes dos nossos antepassados, recriando o ambiente e incentivando os participantes a restaurarem as suas bicicletas. O sexto encontro decorre em 2009, com um aumento significativo de participantes (299 exemplares), que surgiram no encontro de bicicletas antigas com maior tradição em Portugal. Tal como no ano anterior, os participantes de Portugal aumentaram assim como os participantes vindos de Espanha, o que reflecte o crescimento do impacto do encontro além fronteiras. Foi ainda introduzido um novo espaço no encontro, denominado de bicimobilia (exposição e venda de bicicletas antigas e respectivo material).

O último evento que decorreu em 2010 foi o culminar de sete anos de trabalho e de um longo caminho no que se refere à divulgação e participação em várias exposições… Com um total de 440 participantes, ficou registado como um “encontro histórico em Portugal”. O programa do encontro mudou um pouco e todos os participantes elogiaram o novo formato. A bicimobilia cresceu assim como todo o ambiente envolvente ao encontro.

Ao longo destas sete edições, os participantes tiveram a oportunidade, como continuarão a ter, de desfrutar da magnífica paisagem das estradas do Pinhal de Leiria, assim como da excelente vista que a ciclo via marítima proporciona na passagem das praias de Paredes de Vitória, Polvoeira, Pedra do Ouro e Água de Madeiros.

O estatuto de “Encontro Nacional de Bicicletas Antigas” foi implementado por ter sido o pioneiro no ramo em Portugal e devido ainda ao grande impacto que tem tido em Portugal. A comunicação social (televisão e imprensa) tem feito um trabalho notório o que tem ajudado em muito todo o impacto do encontro. Hoje em dia, nas mais variadas feiras, este encontro é reconhecido no ramo e apontado como um dos principais factores de valorização da bicicleta antiga em Portugal. Este ano o clube irá estar presente no Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos a ter lugar na FIL e ainda na XIX Automobilia de Aveiro (a maior feira ibérica da especialidade).

A oitava edição tem data marcada para o dia 24 de Julho de 2011 e está desde já convidado a participar nesta grande festa das 2 rodas.